domingo, 14 de fevereiro de 2016

ESTAÇÕES DE TRENS ( TREM ) FERROVIÁRIAS DA ESTRADA EFSPRG

Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande

Vagões e locomotivas


Flávio R. Cavalcanti

Centro-Oeste nº 18 —Set. 1986

Material e instalações

Todas as estações do Contestado, entre os rios Iguaçu e Uruguai, foram construídas segundo a mesma planta padrão, exceto as de Rio Caçador, Herval e Rio do Peixe. A estação de Rio Caçador incendiou-se anos após e foi recentemente reconstruída com o nome do engenheiro Achilles Stengel, pioneiro construtor da EFSPRG, para servir de sede ao Museu do Contestado.

As estações foram inicialmente estabelecidas a cada 25 km (depois, a cada 11 km, em média) para oferecer apoio à colonização. Nas estações de Nova Galícia, São João, Calmon, Presidente Pena, Rio Caçador, Rio das Antas, Rio das Pedras, Rio Bonito, Barra do São Bento, Herval, Rio Capinzal e Rio do Peixe, foram construídos e arrendados 12 armazéns para fornecimentos aos trabalhadores.

Em 1914, de acordo com o relatório do Exército, que requisitou instalações e material rodante da EFSPRG e do Ramal de São Francisco, a companhia dispunha das seguintes locomotivas e vagões.
Tronco - RamalMaterial - rodante
 2 - Locomotivas Tênder 17,5 ton
- 4 Locomotivas Tanque de 10 a 25 ton
12 - 3 Locomotivas Mogul de 21 e 27 ton
21 - 2 Locomotivas Ten-Wheel de 30 e 37 ton
3 - Locomotivas Mallet de 71,3 ton
- 2 Locomotivas Mallet de 81 ton
149 - 248 Vagões plataforma
35 - 48 Carros de passageiros
- 2 Carros de correio
146 - 214 Vagões fechados para mercadorias
- 50 Vagões abertos para mercadorias
60 - 50 Vagões para o transporte de animais
38 - Vagões de outros tipos diversos



Vagão tanque TCQ Esso -13 Out. 2015


Carro n° 115 CPEF / ABPF- 9 Out. 2015

GMDH-1 impressa em 3D- 8 Jun. 2015

Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015








Nenhum comentário:

Postar um comentário