sábado, 12 de novembro de 2016

RAMAL FERROVIÁRIO WENCESLAU BRAZ A IBAITI NO PARANÁ ( EFSPRG )

FONTE: Estaçoesferrroviariasdobrasil.com.br

Estado do Paraná 

RVPSC - Ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe / IBAITI 

HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe começou a ser construído nos anos 20, partindo da estação de Wenceslau Braz, no ramal do Paranapanema, segundo consta com a intenção de atingir as minas de carvão na região de Figueira e Cambuí, após Barra Bonita (Ibaiti). Depois de atingir Barra Bonita em 1925, somente vinte e três anos depois, em 1948, atingiu Cambuí, na estação de Lysimaco Costa. O ramal deveria ser interligado com a linha Ourinhos-Apucarana, mas tal nunca aconteceu. O ramal deficitário foi finalmente fechado em 1968 para trens de passageiros e o esgotamento das minas; a erradicação final veio em 11/07/1975, tendo porém, sido o ramal o responsável pela fundação de alguns núcleos urbanos em seu caminho. 

Trechos e estações Inauguração 

Wenceslau Braz 1919

Cerradinho 1922

Tomazina 1924

Pinhalão 1924

Japira 1925.

Ibaiti 1925



Casas da antiga Turma 30, entre Ibaiti e Artur Bernardes. Fotos Douglas Razzaboni, 01/2003 

Arthur Bernardes 1940

Eusébio de Oliveira 1943

Lysimaco Costa 1948

ABAIXO O QUE SOBROU DA ESTAÇÃO DE ARTHUR BERNARDES





Nenhum comentário:

Postar um comentário