sexta-feira, 30 de setembro de 2016

RFFSA UM ORGULHO NACIONAL


30 de setembro de 1957 - É criada a Rede Ferroviária Federal (RFFSA) (v. trem).

Criada em 1957 mediante autorização da Lei nº 3.115, de 16 de março de 1957, e dissolvida de acordo com o estabelecido no Decreto nº 3.277, de 7 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 4.109, de 30 de janeiro de 2002, pelo Decreto nº 4.839, de 12 de setembro de 2003, e pelo Decreto nº 5.103, de 11 de junho de 2004, reunia 18 ferrovias regionais, e tinha como intuito promover e gerir o desenvolvimento no setor de transportes ferroviários. Seus serviços estenderam-se por 40 anos antes de sua desestatização, promovida pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, operando em quatro das cinco regiões brasileiras, em 19 unidades da federação.
A RFFSA existiu por 50 anos e 76 dias, sendo oficialmente extinta por força da MP nº 353, de 22 de janeiro de 2007, convertida na Lei Federal n° 11.483, de 31 de maio de 2007.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA TRENS TREM PIRAÍ DO SUL - PR.

C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1900-1942)

Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975) 

RFFSA (1975-1996)

PIRAÍ DO SUL

Município de Piraí do Sul, PR
linha Itararé-Uruguai - km 156,337 (1936) PR-0051
Altitude: 998,159 m Inauguração: 01.01.1900
Uso atual: demolida (destruída por um incêndio) em 2014 - com trilhos.
Data de construção do prédio atual: 1900

HISTÓRICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.

HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Piraí foi aberta em 1900. O trecho hoje tem movimento reduzido de trens, sendo utilizado somente pelas composições que vêm da fábrica de celulose e papel
ACIMA: Estação de Piraí do Sul, à direita dos trilhos; à esquerda, o armazém, também de madeira. ABAIXO: Dentro da estação, o hall é assim hoje: ainda escola de música ou escola de crianças? (Fotos Daniel Gentili, 13/6/2009).
de Harmonia, no ramal de Monte Alegre, em média uma viagem de ida e volta por dia. A estação estava fechada em 2002, sendo 

seria uma escola infantil? De qualquer forma, o prédio não está bem cuidado, mas é utilizado. Madeira precisa de conservação melhor utilizada somente parte dela para TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas, trens de passageiros pararam nesta estação de 1900 a 1979. Veja aqui horários em 1948(Guias Levi).

uma escola de música. Em 2009, principalmente externamente. Em 2010, boa parte dela era utilizada como serralheria e a escola parecia fechada. A estação está tombada pelo Estado do Paraná.Ou melhor, estava. Na madrugada de 30 de março de 2014, abandonada, foi totalmente destruída por um incêndio. "A triste 
ACIMA: Carregando lenha em Piraí (provavelmente anos 1940. Autor desconhecido). ABAIXO: Ultimo trem para Itararé - misto - fevereiro de 1977 (Foto Adalberto Benites).
ocorrência que comoveu aos piraienses, principalmente aqueles que conviveram com a estação em funcionamento, foi registrada poucos dias depois que a administração municipal recebeu a informação que toda sua área seria doada para o Município. Da glória ao abandono, o espaço vinha sendo utilizado na atualidade para o consumo de drogas, principalmente o crack. As informações preliminares não descartam a possibilidade que o incêndio tenha sido criminoso" (http://correiodoscampos.com.br, 30/4/2014). 
ACIMA: O incêndio na madrugada (Correio dos Campos, 30/3/2014).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adalberto Benites; Douglas Razaboni; Daniel Gentili; Correio dos Campos, 2014; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; RVPSC: Relatórios anuais, 1933-60; IBGE, 1960)












































































































Estação de Piraí do Sul, em 24/09/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht
Placa com a quilometragem e a altitude de Piraí do Sul, em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni
Estação de Piraí do Sul, em 29/12/2003. Foto Douglas Razaboni
A estação em 13/6/2009. Foto Daniel Gentili
A estação volta a estar em abandono. Foto Daniel Gentili em 1/2/2013

Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ( TRENS TREM ) CALÓGERAS - PR. ( SÃO JOSÉ )

www.estacoesferroviarias.com.br

C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1915-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975) 
RFFSA (1975-1996)

CALÓGERAS (antiga SÃO JOSÉ) 

Município de Wenceslau Braz, PR

Ramal do Paranapanema - km 52,972 (1935) PR-1560

Altitude: 841 . Inauguração: 18.07.1915

Uso atual: demolida com trilhos

Data de construção do prédio atual: n/d

HISTÓRICO DA LINHA: A linha do Paranapanema, construída para evitar o "perigo paulista", ou seja, a exportação de mercadorias do Norte Velho do Paraná via E. F. Sorocabana pelo porto de Santos, teve o primeiro trecho inaugurado em 1915, ligando Jaguariaíva, na Itararé-Uruguai, a São José, atual Calógeras. Seu prolongamento acabou se arrastando até 1937, quando alcançou a já existente E. F. São Paulo-Paraná e por ela alcançou por tráfego mútuo a cidade de Ourinhos, em São Paulo. Depois da abertura da linha Apucaranas-Uvaranas, em 1975, o ramal entrou em decadência por ter uma linha obsoleta e cheia de curvas. O último trem de passageiros (Trem do Norte, mais tarde "Trem da Miséria", rodou em junho de 1979. Em 2001, o tráfego de cargueiros foi suspenso pela ALL e hoje apenas esporádicos autos de linha passam pela linha, praticamente abandonada em toda a sua extensão.

A ESTAÇÃO: A estação foi aberta como São José, em 1915 e como ponta de linha, condição que manteve até 1919, quando foi aberto o prolongamento. Passou a se chamar Calógeras nos anos 1940. O
ACIMA: Nesta foto tomada em 2009, pode-se ver não só a plataforma, mas as bases de pedra do antigo prédio da estação de madeira, além de outras casas de madeira e alvenaria da vila ferroviária (Foto João Paulo Lara).
curioso é que havia na mesma linha uma outra estação com o mesmo nome, mas que então teve o nome alterado para Jackson Figueiredo. Foi demolida por volta de 2000, e em 2007 somente resta a plataforma e as bases do antigo prédio de madeira.
(Fonte: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisa local; Daniel Gentili; João Paulo Lara; Douglas Razzaboni; ABPF-Paraná; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960).
ABAIXO A ANTIGA ESTAÇÃO DE MADEIRA.









































quinta-feira, 7 de julho de 2016

ESTAÇÕES DE TRENS ( FERROVIÁRIAS ) ABANDONADAS DO BRASIL

lugaresequecidos.com.br

Estações e Ferrovias esquecidas no Brasil


A minha última postagem (sobre a estação Bernardo Sayão e os vagões abandonados em Brasília) me introduziu num tema muito bonito: a história das estradas de ferro brasileiras e o que foi feito delas. Encontrei gente muito séria no assunto, pesquisadores fantásticos da memória das ferrovias brasileiras que é a própria memória da colonização de muitos lugares nos interiores do nosso imenso país. Blogs como os maravilhosos e completos http://blogdogiesbrecht.blogspot.com e http://www.estacoesferroviarias.com.br, são lugares essenciais para quem se interessa sobre o assunto. Foi nessas fontes que eu fui beber e fazer a postagem sobre as estradas de ferro e estações brasileiras abandonadas.
Tudo começou com a ideia de ligar o Rio de Janeiro e São Paulo, em 1840. O médico e sogro de José de Alencar, o dr. inglês Thomas Cochrane, consegue nesta data uma concessão para a construção da estrada de ferro que ligaria essas duas cidades, porém, por falta de verba, esse projeto nunca foi concretizado. O passo fundamental só viria mesmo com a iniciativa efetiva do Barão de Mauá.
Numa viagem à Londres, o empresário Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, conheceu tudo sobre o novo meio de transporte que surgia com o início da industrialização: as estradas de ferro. Logo surgiu a ideia de implantá-las no Brasil, onde o transporte de tudo era feito por mulas.
O título de Barão lhe foi dado por D. pedro II, devido aos seus grandes investimentos como industrial e grande construtor das estradas de ferro em nosso país. Ao final dos 1800's o Brasil já possuía mais de 1000 km de ferrovias, e em 1953 mais de 37 mil km. 
Dentre as ferrovias mais famosas, podemos citar: a Estrada de Ferro Recife - São Francisco (1858 - PE), a Estrada de Ferro Bahia - São Francisco (1860 - BA), a São Paulo Railway (1867 - SP), a Companhia Baiana de Navegação (1868 - AL), a Estrada de Ferro Baturité (1873 - CE), a The Porto Alegre & New Hamburg Brazilian Railway Company (1874 - RS), a Estrada de Ferro Leopoldina (1874 - MG), a Estrada de Ferro Carangola (1879 - ES), a Great Western (1881 - RN), a Companhia Estrada de Ferro Conde D'Eu (1883 - PB), a Companhia Progresso Agrícola do Maranhão (1883 - MA), a Estrada de Ferro Paraná (1883 - PR), a Estrada de Ferro Donna Thereza Christina  (1884 - SC), a Estrada de Ferro de Bragança (1884 - PA), a Madeira-Mamoré Railway Company (1910 - RO), a Estrada de Ferro Goiás (1911 - GO), a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (1912 - MT e MS), a Compagnie de Chemins de fer Fédéraux de l'Est Brésilien (1913 - SE), a Estrada de Ferro Central do Piauí (1922 - PI) e a Estrada de Ferro do Amapá (1957 - AP), a Viação Férrea do Centro Oeste (1968 - DF).

Atualmente muitas dessas estradas de ferro nem mais existem. Outras muitas estão abandonadas. Falidas depois das privatizações das ferrovias nos anos 90. Que pena! o Brasil era totalmente conectado por ferrovias que funcionavam muito bem. Um meio de transporte ideal para um país tão grande.

Vamos aos achados:

Estação de Alagoinhas - BA






Estação de Amador Bueno - SP



Estação de Angra dos Reis - RJ



Estação de Bauru - SP







Estação de Botucatu - São Paulo






Estação de Brotas - SP











Estação de Bento Quirino - SP



Estação Cachoeira Paulista - SP






Vídeos:







Estação de Coronel Correa - SP




Estação de Chiador - SP



Estação de Engenheiro Correa - SP








Estação Iperó - SP






Estação Itatinguy - SP



Estação de Jaguará












Estrada de Ferro Minas Railway



Vídeo:




Estação Parnapiacaba - SP












Vagão na Estação de Paratinga - BA




Estação de Pirajuí - SP




Estação de Qiririn - SP



Estação Rufino de Almeida - SP








Estação Sapucaí - MG




Estação Serra Grande - AL




Estação Silveira do Val - Ribeirão Preto



Vídeo:



Estação Taubaté - SP






Estação Torrinha - SP




Túnel que atravessa a Serra da Mantiqueira - Lado de SP




Estação Sobradinho - MG


Viaduto Paulo Frontin - SP




Vídeos de mais estações ferroviárias, ferrovias e vagões brasileiros abandonados:























O último apito:






Fontes: