segunda-feira, 16 de maio de 2016

APAIXONADOS ( FANÁTICOS ) POR TRENS E FERROVIAS DO PARANÁ


Da minha primeira participação no churras no vila com a galera. Foto registrada por Jeferson da Luz

OBS.: Os apaixonados por trens e ferrovia podem "se encontrar" no grupo "Churrastrem" do Facebook. 
Eles sempre marcam encontros para filmagens. No último encontro em Ponta Grossa o meu nome 
foi lembrado pelos famosos cinegrafistas Trevisan e Basset. Não os conheço pessoalmente, mas 
vai aqui um abraço do JOSÉ CARLOS FARINA. 


sexta-feira, 13 de maio de 2016

FERROVIAS E TRENS DO ESTADO DO PARANÁ DE 1900 ATÉ HOJE


http://blogdogiesbrecht.blogspot.com.br/2015/06/o-parana-e-seus-trens.html


Mapa das ferrovias paranaenses em 1935. Em vermelho, a linha-tronco, que seguia para Santa Catarina ao sul. Aparece também a curtíssima linha isolada e particular, Porto Guaíra-Porto Mendes, extinta em 1960. Não existia ainda o ramal de Monte Alegre (acervo Sud Mennucci/Ralph Mennucci Giesbrecht).

Uma das histórias mais interessantes de ferrovias brasileiras referem-se às do Estado do Paraná. Sempre li o mais que pude sobre a Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, que nada mais era do que a fusão da E. F. Paraná e da E. F. São Paulo - Rio Grande.

As ferrovias paranaenses em geral se ligavam com as de São Paulo (Ourinhos e Itararé) e de Santa Catarina (Porto União e Mafra). A safra se escoava por Paranaguá, embora o porto de Santos, SP, também tenha sido utilizado, principalmente até 1938, ano em que as ferrovias paranaenses conseguiram alcançar a linha Ourinhos-Londrina, que até então se ligava apenas a Ourinhos. Dali o trem seguia para Santos pela Sorocabana. Havia também escoamento pelo porto de São Francisco do Sul, SC, por causa das ligações com a linha do São Francisco, esta no norte de Santa Catarina.

Ao contrário de São Paulo, as linhas paranaenses jamais conseguiram atingir o rio Paraná e/ou cruzá-lo. Nem chegaram ao Paraguai e à Argentina. Houve planos e projetos. O primeiro projeto foi anterior à construção da primeira linha paranaense, a Curitiba-Paranaguá e chegava ao interior do Mato Grosso (na época, não existia ainda o Mato Grosso do Sul). Depois, houve estudos para a ligação de Guarapuava e também de União da Vitória com Foz do Iguaçu e com Assuncion. Finalmente, a linha Ourinhos-Londrina, que foi esticada até Cianorte somente em 1973, deveria seguir adiante até Guaíra, ao norte de Foz do Iguaçu, mas foi logo abandonado.

A principal atividade, que era o transporte do mate no início, passou a ser de grãos em geral, com predomínio do café até os anos 1960.

Em termos de passageiros (sempre lembrando que todas as linhas citadas agora transportavam também carga, aliás, a razão primordial de sua construção), a primeira linha foi a Paranaguá-Curitiba-Ponta Grossa, aberta entre 1883 e 1894. A segunda linha a ser construída foi a que ligava a estação de Serrinha (entre Curitiba e Ponta Grossa) a Rio Negro, pronta em 1895. Depois, esta linha foi ligada à linha do São Francisco, em SC, na estação de Mafra. Ambas compunham a Estrada de Ferro do Paraná.

Em 1900, foi entregue o primeiro trecho da E. F. São Paulo-Rio Grande, que seria mais tarde considerada a linha-tronco da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (RVPSC). Esta empresa foi criada em 1910, como entidade gestora das ferrovias paranaenses e catarinenses (na época pertencentes à Brazilian Railway de Percival Farquhar). Em 1942, a RVPSC tornou-se a entidade gestora de todas essas linhas, eliminando-se as antigas, E. F. Paraná e a E. F. SP-RG.

A linha-tronco foi sendo estendida a partir de 1900 - nesse ano, ela somente se ligava à linha de Paranaguá, pela estação de Ponta Grossa. Em 1905, chegou a Jaguariaíva, no norte, e União da Vitória, no sul. Em 1908, Jaguariaíva foi ligada a Sengés e, no ano seguinte, a Itararé, em SP, onde terminava o ramal da Sorocabana que vinha de São Paulo, via Boituva.

A mesma linha foi prolongada no final de 1910 até a fronteira de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, em Marcelino Ramos, já do lado gaúcho do rio Uruguai. Dali, seguia pela VFRGS - Viação Férrea do Rio Grande do Sul - até Santa Maria, e dali podia-se atingir Uruguaiana, Porto Alegre e Santana do Livramento. Pela linha São Paulo-Porto União-Santa Maria, manejado por três ferrovias diferentes, passou, por exemplo, o famoso Trem Internacional, criado durante a Segunda Guerra Mundial para facilitar o acesso às cidades do Sul do país.

Em 1909, foi aberta a linha Curitiba-Rio Branco do Sul, que existe até hoje. 

Outras linhas fram construídas a partir de 1915: Jaguariaíva a Ourinhos, terminada somente em 1938; o ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe, terminado somente em 1948 e que ligava a estação de Wenceslau Braz (no ramal do Paranapanema, ou seja, a linha Jaguariaíva-Ourinhos) à estação de Lysimaco Costa. O ramal de Monte Alegre foi construído nos anos 1940/50 e em 1958 ligava a estação de Piraí do Sul, na linha-tronco, a Telêmaco Borba; o ramal de Guarapuava, que partia de outra estação do tronco, Engenheiro Gutierres, em Irati, a Guarapuava, linha iniciada em 1928 e terminada somente em 1954.

Finalmente, a linha da E. F. São Paulo-Paraná, companhia particular dos ingleses da Cia. de Melhoramentos Norte do Paraná, iniciada em 1923 e que em 1941 chegou a Arapongas, PR e que passava por Londrina. Esta linha foi vendida pelos ingleses à União em 1944 e incorporada à RVPSC no mesmo ano. A partir de então foi estendida para sudoeste, chegando a Maringá em 1954 e em Cianorte em 1973.

Houve também obras que modificaram certas linhas, como a linha entre Curitiba e Ponta Grossa e entre as estações de Joaquim Murtinho e Fabio Rego, no tronco, além da ligação Engenheiro Bley (que substituiu a de Serrinha como entroncamento) e Mafra.

E, claro, a construção da linha que sempre foi apenas cargueira, Apucarana-Ponta Grossa, entre 1948 e sua entrega tardia em 1975. A partir deste ano, a RFFSA passou a tomar conta das linhas da RVPSC, que desapareceu como entidade.

Os trens de passageiros singraram por todas estas linhas até... bem, até que o apocalipse chegasse ao Estado, entre 1969 e 1983. Em 1969, acabaram com o ramal de Barra Bonita. Em 1976, com o ramal de Monte Alegre e o de Antonina (Morretes-Antonina). No mesmo ano, deixou de circular o trem entre Jaguariaíva e Itararé (desculpa: queda de ponte em Itararé). Com este fechamento, São Paulo a Curitiba de trem somente podia ser feito via Ourinhos, o que encompridava muito o caminho, fora paradas longas e baldeações em Ourinhos, Jaguariaíva e Ponta Grossa.

Em 1979, fecharam o trem do Norte, ou seja, Curitiba-Ponta Grossa-Jaguariaíva-Ourinhos (acabou-se então, de vez, a demorada ligação São Paulo-Curitiba). Em 1983, fecharam quase todo o resto. Os trens que circulavam pelo Estado já eram todos mistos e as chuvas desse ano, que alagaram vários trechos de linha no Paraná e em Santa Catarina foram uma excelente desculpa para acabarem com (quase) tudo: ramal de Guarapuava e todo o trecho Jaguariaíva-Ponta Grossa-União da Vitória.

E o que sobrou? Bom, em janeiro de 1991, o ramal de Rio Branco do Sul, que, na prática, era o único trem de subúrbio de Curitiba, foi fechado, tornando-se somente o "trem do cimento", que funciona até hoje como cargueiro. Finalmente, o trem Curitiba-Paranaguá, o mais antigo trem de passageiros do Estado (1885), continuou operando - e opera até hoje - mas como trem turístico, ou seja, faz apenas o percurso integral sem paradas, ida e volta, diário. Desde alguns anos, faz apenas Curitiba-Morretes: de lá para Paranaguá, já não faz mais.

Muito resumidamente. é isso aí. O paranaense pelo menos tem um trem diário - turístico, mas tem. Do outro lado, não tem trens de subúrbio, que fazem, com certeza, muita falta. A linha do Rio Branco do Sul poderia muito bem estar-se servindo a isto até hoje, com as modificações necessárias e que, nos anos 1980, teriam sido mais fáceis de se fazer. A linha antiga que ligava Curitiba a Araucária (como parte da linha erradicada em 1992 entre a Capital e Ponta Grossa), em vez de também servir como subúrbios, a partir de 1977, quando construíram a variante nova (com passagem pelo Pátio Iguaçu), liberando a antiga, nunca foi utilizada para tal; não tenho conhecimento de que tal uso tenha sido sequer estudado. Vale lembrar que a linha passava por bairros bem populosos e também pelas estações de Portão e de Barigui, até chegar em Araucária:

terça-feira, 26 de abril de 2016

FOTOS DE TRENS ANTIGOS E ESTAÇÕES DO NORTE DO PARANÁ




cfvv.blogspot.com.br










VAGÃO DE CARGA - SPP


2ª ESTAÇÃO DE LONDRINA



O RÁPIDO PROGRESSO DO MUNICÍPIO TROUXE UMA NOVA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA - FOTO POR FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES


LOCOMOTIVA 15


ACERVO DE FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES

LOCOMOTIVA 3



FAZIA O TRANSPORTE OURINHOS - CAMBARÁ - ACERVO DE FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES

LOCOMOTIVA A VAPOR Nº 22


ACERVO DE FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES

MANUTENÇÃO DE LINHA

PEQUENA LOCOMOTOVA PARA MANUTENÇÃO DE LINHA DA SPP - FOTO POR FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES


PEQUENAS MANOBRAS



LOCOMOTIVA PARA PEQUENAS MANOBRAS HENSCHEL & SOHN - (Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná) ACERVO DE FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES

APUCARANA


1ª ESTAÇÃO FERROVIÁRIA - INAUGURAÇÃO FOTO POR FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES

APUCARANA


Inauguração da estação de Apucarana, última estação inaugurada no tempo dos ingleses. Chega o trem no qual estava o interventor Manuel Ribas (Pr). Foto por Francisco de Almeida Lopes

LOCOMOTIVA 12


LOCOMOTIVA E PESSOAL DE LINHA. (Acervo Francisco de Almeida Lopes (1909-1987)





LOCOMOTIVA 12
LOCOMOTIVA (12 1923) transportando partes de uma ponte ferroviária.(Acervo Francisco de Almeida Lopes (1909-1987)






LOCOMOTIVA DE MANOBRA DA SPP (Acervo Francisco de Almeida Lopes (1909-1987)





SÃO PAULO-PARANÁ
VAGÃO DE PASSAGEIROS DA SÃO PAULO-PARANÁ (Acervo Francisco de Almeida Lopes (1909-1987)





2ª ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LONDRINA



2ª ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LONDRINA - LOCOMOTIVA 639, Foto por Francisco de Almeida Lopes (1909-1987) .





LONDRINA - 1ª ESTAÇÃO



1ª Estação Ferroviária de Londrina (1º/1/1935). A locomotiva parece ser a nº 2. Ao lado uma pequena locomotiva para reparos na linha. (Acervo Francisco de Almeida Lopes (1909-1987)






DIESEL E VAPOR




Diesel G12 - 1317 e a vapor 665, no pátio de Ourinhos. Foto por Francisco de Almeida Lopes




RUMO AO NORTE DO PARANÁ



Trem de passageiro deixando o pátio de Ourinhos em direção ao norte do Paraná, nos anos 1950. Foto por Francisco de Almeida Lopes





LOCOMOTIVA A DIESEL G 12




Uma G 12 atravessa o município de Ourinhos, cortando o cafezal.

Foto por Francisco de Almeida Lopes - Rede de Viação Paraná-Santa Catarina




LOCOMOTIVA 596



Trem de passageiro da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, anos 1950. Foto por Francisco de Almeida Lopes.




O PASSADO E O PRESENTE NOS ANOS 1950



Locomotiva a vapor 701 - Foto por Francisco de Almeida Lopes, no pátio de Ourinhos.





LOCOMOTIVA A DIESEL 1315, DO MODELO G !2



As locomotivas a diesel foram substituindo as movidas a vapor. A que vemos está transportando um número grande de caminhões carregados. Pátio ferroviário de Ourinhos Foto por Francisco de Almeida Lopes.




PÁTIO FERROVIÁRIO


Pátio da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, em Ourinhos, anos 1940. Foto por Francisco de Almeida Lopes.






ESTAÇÃO DE OURINHOS


Locomotiva na Estação da Sorocabana em Ourinhos, no ano de 1953. Foto por Francisco de Almeida Lopes.





LOCOMOTIVA 25



No pátio da Estrada de Ferro Sorocabana, estação de Ourinhos, anos 1950. Foto por Francisco de Almeida Lopes.




LOCOMOTIVA 21



Fazendo transporte de carga na Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, no norte do Paraná.

VÍDEO DOCUMENTÁRIO HISTÓRIA DA FERROVIA NO NORTE DO PARANÁ

quinta-feira, 21 de abril de 2016

TREM DE PASSAGEIRO DE LUXO ENTRE CURITIBA E MORRETES - PR.

trem de luxo que faz passeio pela Serra do Mar é inaugurado no PR

Terceira litorina de luxo começou a rodar pela ferrovia neste fim de semana.
Vagões glamourosos fazem o trajeto entre Curitiba e Morretes, ida e volta.

Thais Kaniak
Dio G1 PR
Litorina de luxo para em um ponto do passeio, onde os turistas podem descer do vagão (Foto: Thais Kaniak / G1)Litorina de luxo para em um ponto do passeio, onde os turistas podem descer do vagão (Foto: Thais Kaniak / G1)
Interessados em fazer uma viagem pela Mata Atlântica a bordo de um trem de luxo têm mais uma opção a partir deste fim de semana. O trajeto que leva os passageiros de Curitiba à cidade histórica de Morretes, no litoral do Paraná, agora conta com três vagões – considerados os únicos de luxo do país.
Véu da Noiva é um dos atrativos da viagem (Foto: Thais Kaniak / G1)Véu da Noiva é um dos atrativos da viagem (Foto: Thais Kaniak / G1)
Os dois primeiros circulam pela Serra do Mar paranaense desde 2008. O mais novo foi reformado neste ano e fez a viagem inaugural na sexta-feira (13). A experiência garante aos usuários uma viagem mais confortável – com pequenos sofás, poltronas e mesas – regada a espumante ao longo do caminho. O trajeto leva cerca de quatro horas para ser concluído.
Litorina de luxo 'Curitiba' fez viagem inaugural na sexta-feira (13) (Foto: Divulgação)
Litorina de luxo 'Curitiba' fez viagem inaugural na
sexta (13) (Foto: Divulgação / Mapa Comunicação)
Um dos diferenciais do passeio é o serviço: comissários da litorina oferecem café da manhã aos passageiros, com bebidas servidas à vontade durante toda a viagem.
O novo vagão de luxo foi batizado de "Curitiba", enquanto os mais antigos se chamam "Foz de Iguaçu" e "Copacabana". A novidade é o espaço mais clean, permitindo uma capacidade para 40 pessoas. Os outros dois levam 22 passageiros, em cada um deles.
Apesar do glamour oferecido nas litorinas, sem dúvida, o principal atrativo da viagem é o visual. Estar no meio de um dos trechos de Mata Atlântica mais preservados do país numa estrada de ferro com 130 anos de idade é um privilégio.
Passeio de trem passa pelo conjunto montanhoso do Marumbi (Foto: Thais Kaniak / G1)Passeio de trem passa pelo conjunto montanhoso do Marumbi (Foto: Thais Kaniak / G1)
Mesmo em uma manhã nublada, como foi o caso da sexta-feira, o roteiro vale muito a pena. Saindo da Estação Ferroviária de Curitiba, o trem passa por belos pontos até chegar ao destino final. O conjunto montanhoso do Marumbi, a Cascata Véu da Noiva e a Ponte São João, que foi inaugurada em 1885 e tem 110 metros de altura, enchem os olhos dos turistas.
Visual do passeio é bonito, mesmo em dias nublados (Foto: Thais Kaniak / G1)Visual do passeio é bonito, mesmo em dias nublados (Foto: Thais Kaniak / G1)
O passeio foi classificado pelo jornal americano The Wall Street Journal como uma das três viagens ferroviárias de luxo mais bonitas do mundo. Já o britânico The Guardian colocou o trajeto entre os dez mais interessantes do planeta.
Para o modelo Gilson Fraante, a viagem de trem pela Serra do Mar é maravilhosa (Foto: Thais Kaniak / G1)
Para o modelo Gilson Fraante, de 29 anos, que é
do RJ, a viagem de trem pela Serra do Mar
maravilhosa (Foto: Thais Kaniak / G1)
É comum a presença de grupos estrangeiros entre os passageiros. Por isso, as litorinas de luxo oferecem guias bilíngues. Brasileiros também apreciam a viagem. O modelo Gilson Fraante, de 29 anos, natural de Recife (PE) e morador do Rio de Janeiro (RJ), ficou impressionado: "Tudo está sendo maravilhoso". Durante os quatro dias em que esteve na capital do Paraná, fez questão de descer a Serra do Mar de trem, e no vagão de luxo. "É perfeito. Pagaria até mais caro pelo passeio", disse.
O trecho da viagem no trem de luxo custa R$ 296 para adultos e R$ 225 para crianças. Porém, é possível fazer o trajeto em outras classes, com preços mais em conta, que variam de R$ 79 a R$ 144,50 para adultos. Quem mora em Curitiba, pode comprar o ticket com 40% de desconto nas categorias turística e executiva ao apresentar um comprovante de residência. Mas a promoção só e válida para as quartas-feiras. As tarifas estão disponíveis aqui.
Litorina de luxo 'Foz do Iguaçu' faz passeios desde 2008 (Foto: Divulgação / MAPA Comunicação)
Litorina de luxo 'Foz do Iguaçu' faz passeios desde
2008 (Foto: Divulgação / Mapa Comunicação)
Os passeios na litorina de luxo ocorrem apenas nos sábados, domingos e feriados, sempre às 9h15. Já a viagem no trem comum é diária, com saída às 8h15 todos os dias. Para o retorno, não é necessário voltar pela ferrovia. Como a viagem pelos trilhos é mais demorada, há quem prefira fazer o regresso à capital paranaense de carro, ônibus ou van.
A psicóloga Ana Maria Tolentino, de 53 anos, e o aposentado Miguel Ângelo Ribeiro, de 62 anos, são de Porto Alegre (RS) e já no primeiro dia em Curitiba foram fazer o trajeto no trem de luxo, junto com o afilhado Rodrigo Zoares, de 21 anos. “É muito legal. Já tinha feito uma viagem de trem pela costa de Buenos Aires [Argentina]. Mas este vagão [de luxo] é bem diferenciado”, afirmou a gaúcha.
Turistas de Porto Alegre (RS) aproveitaram a passagem por Curitiba para fazer o passeio de trem até Morretes (Foto: Thais Kaniak / G1)Turistas de Porto Alegre aproveitaram a passagem por Curitiba para fazer o passeio de trem até Morretes (Foto: Thais Kaniak / G1)
Depois do passeio de trem, ainda é possível curtir os encantos e sabores de Morretes. Considerado o prato típico da região, o barreado é uma das graças do município e pode ser encontrado em praticamente todos os restaurantes. Feito à base da carne e de farinha da mandioca, leva de 10 a 12 horas para ser preparado em uma panela de barro. O modo de fazer inclusive é um ritual essencial para garantir o sabor do prato de sucesso da gastronomia local.
Destino final do passeio na litorina de luxo, que sai de Curitiba, é Morretes (Foto: Thais Kaniak / G1)Destino final do passeio na litorina de luxo, que sai de Curitiba, é Morretes (Foto: Thais Kaniak / G1)
Morretes é uma cidade histórica que fica no litoral do Paraná (Foto: Thais Kaniak / G1)Morretes é uma cidade histórica que fica no litoral do Paraná (Foto: Thais Kaniak / G1)