domingo, 31 de janeiro de 2016

ESTAÇÕES DE TRENS DA FERROVIA SÃO PAULO RIO GRANDE DO TRECHO PARANÁ

Unindo duas paixões, Farina esteve neste domingo no norte pioneiro, nas cidades de Santa Mariana, Andirá, Cambará, Jacarezinho, Santo Antonio da Platina e Marques dos Reis, filmando, fotografando e contando a história da Ferrovia São Paulo / Paraná e da Ferrovia São Paulo / Rio Grande do Sul. Amanhã estaremos postando as fotos e os vídeos. Uma boa pedida para quem gosta de história, de trens, ferrovias e estações ferroviárias. Para ver os vídeos digite.. Estação Jacarezinho Farina.. e assim sucessivamente.. marques dos reis, santo antonio da platina, arapoti, joaquim tavora, Quatiguá, Jaguariaiva... JOSÉ CARLOS FARINA
























terça-feira, 24 de novembro de 2015

JUSTIÇA MANDA O TREM VOLTAR PARA PRESIDENTE EPITÁCIO - SP.


viatrulebus.com.br
AUTOR: CAIO LOBO //


A Justiça ordenou a empresa privada de ferrovias, ALL, que seja reativado um trecho de uma ferrovia que liga Presidente Prudente a Presidente Epitácio, em um trajeto de 104 km. Também foi determinado que seja reativado o trecho de Prudente a Rubião Junior, um distrito de Botucatu, a cerca de 300 km de distância.

A paralisação da ferrovia ocorre desde 2001 quando o Ministério Público Federal recebeu representação do sindicato dos ferroviários que informava a paralisação gradativa do transporte de cargas na região.

O mato já tomou conta das margens da ferrovia e boa parte dos trilhos já estão deteriorados. A All tem que reativar a ferrovia imediatamente e caso não ocorra, pagará multa de R$ 30 mil por dia.

As prefeituras da região vê como vital a reativação da ferrovia para uma aproximação com o mercado internacional e para redução dos custos de combustível.

Segundo a ALL, em 2014, afirmou que o trecho apresentava baixa demanda e que não era possível colocar em atividade linhas com menos de 400 km por ser inviável comercialmente.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ( TRENS ) SANTO ANTONIO DA PLATINA - PR.

www.estaçoesferroviarias.com.br.

C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1927-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975) 
RFFSA (1975-1996)
PLATINA
Município de Santo Antonio da Platina, PR
Ramal do Paranapanema - km 166,457 (1936) PR-0768
Inauguração: 31.07.1927
Uso atual: moradia com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1927



HISTORICO DA LINHA: A linha do Paranapanema, construída para evitar o "perigo paulista", ou seja, a exportação de mercadorias do Norte Velho do Paraná via E. F. Sorocabana pelo porto de Santos, teve o primeiro trecho inaugurado em 1915, ligando Jaguariaíva, na Itararé-Uruguai, a São José, atual Calógeras. Seu prolongamento acabou se arrastando até 1937, quando alcançou a já existente E. F. São Paulo-Paraná e por ela alcançou por tráfego mútuo a cidade de Ourinhos, em São Paulo. Depois da abertura da linha Apucaranas-Uvaranas, em 1975, o ramal entrou em decadência por ter uma linha obsoleta e cheia de curvas. O último trem de passageiros (Trem do Norte, mais tarde "Trem da Miséria", rodou em junho de 1979. Em 2001, o tráfego de cargueiros foi suspenso pela ALL e hoje apenas esporádicos autos de linha passam pela linha, praticamente abandonada em toda a sua extensão.

A ESTAÇÃO: A estação de Platina foi inaugurada em 1927. A cidade, Santo Antonio da Platina, era uma das mais antigas da região, datando ainda do século XIX. No início dos anos 1930, chegou a chamar-se General Miguel Costa. A estação ainda estava preservada em 2003, com alguma utilização pela comunidade, pois havia plaquinhas de "refeitório", "oficinas", etc, em suas áreas 
ACIMA: Belas casas-padrão da vila ferroviária da RVPSC em Platina, hoje ocupadas por pessoas estranhas à ferrovia (Foto Daniel Gentili, 13/6/2009). ABAIXO: Trem do Sindicato dos Ferroviários, numa excursão feita em 1996 (quando já não existia o trem regular na linha já havia 17 anos) que partiu de Ourinhos entrando no túnel nas proximidades de Platina, antes de chega a esta (Foto Cristiano Bueno, 1996).
internas. Também a vila ferroviária estava preservada, com as casas ocupadas por famílias. Em junho de 2009, a situação era diferente, pelo menos na estação: esta virou uma favela mesmo. Incrível como prefeituras se esquivam e a população aceita isto. Degradação moral? Sem dúvida.
(Fontes: Cristiano Bueno; Douglas Razaboni; Nilson Rodrigues; Arthur Wischral (in memoriam); Daniel Gentili; ABPF-Paraná; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60)


A estação por volta de 1930, quando ainda se chamava Gal. Miguel Costa. Foto Arthur Wischral 
A estação em festa em 1934. Foto Arthur Wischral, acervo Nilson Rodrigues 
A estação nos anos 1980. Foto do acervo da ABPF-Paraná
Casas da vila ferroviária de Platina em 01/2003. Foto Douglas Razzaboni 
"Platina City" - placa da ABPF do tempo em que havia um projeto da entidade para trens turísticos na região. Foto Douglas Razzaboni em 01/2003 
Plataforma da estação em 01/2003. Foto Douglas Razzabon
Fachada da estação em 01/2003. Foto Douglas Razzaboni 
Em 2009, a frente parece razoável... Foto Daniel Gentili, 13/6/2009 
...mas a plataforma mostra a favela que a ex-estação se tornou. Foto Daniel Gentili, 13/6/2009