terça-feira, 25 de agosto de 2015

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ( TREM ) PRESIDENTE EPITÁCIO - SP. TRENS


















www.estacoesferroviarias.com


















JOSÉ CARLOS FARINA TRISTE EM CONSTATAR O ABANDONO... IMAGINANDO O MOVIMENTO E 
IMPORTÂNCIA QUE TINHA NO PASSADO....

PRESIDENTE EPITÁCIO -  SP.

Linha-tronco - km 890,109 (1934)
ltitude: 261 m
Inauguração: 01.05.1922
Uso atual: abandonada
com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
A ESTAÇÃO: Última estação da linha, o ponto final da inicialmente denominada "linha do Tibagi" deveria chega a um ponto em Porto
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934 - Instalação de água para abastecimento aos carros
Tibiriçá, às margens do rio Paraná, num ponto ainda praticamente virgem. Durante os anos da construção do ramal, que afinal viria a se tornar a linha-tronco da Sorocabana, o nome da localidade foi alterado como uma homenagem ao Presidente Epitácio Pessoa, que acabaria por deixar o cargo exatamente no ano da inauguração - 1922 - da estação, que, quando aberta, já o foi com esse nome.


ACIMA: Carregamento de toras no pátio da estação, anos 1980; ABAIXO: Cavaleiros trazendo gado da estação (pois ela está ao fundo...), anos 1980 (Autor desconhecido).
"


No extremo da linha, em terras pertencentes ao Estado, acha-se a estação 'Presidente Epitácio'. A julgar pelo que sucedeu em outras estações do mesmo trecho - como Palmital, Pau D'Alho, Candido Mota, Assis, Presidente Prudente, Santo Anastácio e outras que hoje são florescentes cidades - em breve, e com mais forte razão, por estar em frente a outro estado, uma cidade rodeará essa estação. Para que não seja ela a evolução de uma aldeia levantada a esmo, dificultando as futuras edilidades com remodelações, foi organizado um projeto e apresentado ao Governo do Estado, satisfazendo a requisitos para o bem estar de sua futura população. Apesar da proximidade de Presidente Epitácio do rio Paraná, somos de opinião que, regularizando o regime do córrego Caiuá, não será essa localidade assolada pela malária, por achar-se em um plano de nível muito superior às águas do grande rio" (Relatório da Sorocabana para 1922). Deixou de receber trens de passageiros em janeiro de 1999, mas a


ACIMA: Os bons tempos já estavam no fim em Presidente Epitácio, mas a Fepasa ainda chegava e partia em 1987 com um comboio de 8 carros Budd... (Foto Cid José Beraldo). ABAIXO: O porto fluvial de Presidente Epitacio em 1967 (Folha de S. Paulo, 7/5/1967).

estação permanece aberta recebendo mercadorias que vêm do Mato Grosso do Sul, como grãos e farelo, que embarcam ali. "Fui a Presidente Epitácio. Cidadezinha pequena, a estação fica longe mas está pintadinha e com o símbolo da ALL. Conversei com o ferroviário que tomava conta. Ele começou no ramal de Teodoro Sampaio. Disse-me que foi arrancado há dois anos e as estações eram todas em madeira, muito bem construídas. Informou que foram todas invadidas mas não soube precisar quais ainda estariam de pé. Ele me mostrou uma das salas da estação onde resgatou alguns equipamentos das estações abandonadas, como Wenceslau, etc. Na sala, ele tinha as placas de quilometragem e altitude da estação, um conjunto completo de aparelho de staff semidestruído, diversos telefones a magneto da Siemens do tempo da onça, etc, etc." (Rodrigo Cabredo, 28/10/2000). A situação já era diferente dois anos mais tarde: "Estive em 03/11 em Presidente Epitácio e visitei a estação, que tem ainda o timbre da ALL na parede, porém não há funcionários. A estação está com parte da

ACIMA: Ramais que levam do pátio da estação para o porto da cidade em Presidente Epitácio em 2008. Apesar de estarem em boas condições, não vem sendo utilizados pela ALL (Autor desconhecido).cobertura da plataforma destelhada, o prédio pichado, todos os vidros das janelas quebrados. O pátio contem poucos desvios, e os que existem estão em mau estado, e há uma pessoa morando num dos armazéns; conversei com ele. Quando eu estava lá, um trem estava chegando, com mais de vinte vagões, e foi direto ao terminal de carregamento. A ALL mantém o transporte de cargas, apesar da precariedade do trecho Prudente-Epitácio a uns 15
 
 

ACIMA: (em sentido horário) (1) armazém da estação; (2) dístico antigo com o nome da estação; (3) sujeira na plataforma, com o armazém ao fundo; (4) sujeira na plataforma da estação. ABAIXO: Antiga casa de funcionários ainda habitada e em péssimo estado (Fotos Djalma Weffort, fevereiro de  2009.
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Km/h, e promete manutenção na linha. Existem até alguns dormentes novos amontoados na estação" (Alexandre Domingues Scatolon, 11/2002). Em 01/2003, a estação já estava abandonada e em início de depredação. Em 2009, havia sujeira espalhada por todo canto à sua volta. A população estava revoltada e nada estava sendo feito quanto a isso. MAIS SOBRE A ESTAÇÃO NA TESE DE ANDREA BATISTA NUNES (2009).





TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - pararam nesta estação de 1922 a 1999. Ao lado, um deles no pátio de Rancharia, em 1992. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1968: SP-Botucatu eBotucatu-Pres. Epitacio e SP-Mairinque (Guias Levi).
(Fontes: Nilson Rodrigues; Elly Jr.; Ralph M. Giesbrecht; Rodrigo Cabredo; Alexandre Domingues Scatolon; Adriano Martins; Lucas Gimenez Brochini; Djalma Weffort; Edmilson -; Cid José Beraldo; Folha de S. Paulo, 1967; E. F. Sorocabana: Relatórios anuais , 1890-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

Estação de Presidente Epitácio, em 04/1988. Foto Elly Jr.


Passageiros de excursão na plataforma, em 1989. Foto Nilson Rodrigues


A plataforma e o trem, em 1989. Foto Nilson Rodrigues



Estação de Presidente Epitácio, em 10/2000. Foto Rodrigo Cabredo


Estação de Presidente Epitácio, em 10/2000. Foto Rodrigo Cabredo


Estação de Presidente Epitácio, em 10/2000. Foto Rodrigo Cabredo



A estação em 1/2003. Foto Adriano Martins


A estação depredada em 2007. Foto Edmilson


Fachada da estação de Presidente Epitácio em 2008. Autor desconhecido



Moradores da cidade posam indignados à frente da estação para protestar comtra o seu abandono em 02/2009. Foto Djalma Weffort




segunda-feira, 24 de agosto de 2015

TREM NO NORTE DO PARANÁ

TUDO COMEÇOU COM O TREM




A Companhia de Terras norte do Paraná pensou em tudo. Como a nossa terra argilosa se torna quase que intransponível em dias de chuvas, logo no começo a Companhia já iniciou os trabalhos da construção da ferrovia de Ourinhos a Londrina e depois com o tempo até Maringá. Apesar da floresta virgem os imigrantes e migrantes aqui chegaram trazendo tudo o que precisavam nos trens. As primeiras produções era exportadas pelos trens. Os primeiros animais (cavalos, gado, galinhas e porcos) vierem de trem. Não foi fácil construir a ferrovia no meio da selva, sem poder contar com maquinários modernos.  A maior parte dos serviços eram feitos no enxadão e carregando a terra com carroças puxadas por muares. A estação de Londrina foi inaugurada em 1935, no mesmo dia em que a ponte sobre o rio Jataizinho foi  inaugurada, dando passagem ao trem, que chegava a uma cidade que havia crescido muito desde sua fundação  em 1929. No início de Londrina e do norte do Paraná tudo girava em torno dos trens. Quando a Maria Fumaça  apitava lá na curva o chefe da Estação tocava um sino (que está lá até hoje) e muita gente vinha para conferir  quem estava chegando e quem estava partindo. Todas as novidades chegavam no trem. Os homens iam lá para ver as mulheres. As mulheres iam para ver as roupas diferentes vindas de São Paulo. Outros iam ver só o trem, afinal era uma máquina que dava medo... aquele assopro quando o maquinista soltava o excesso  de vapor... a molecada corria de medo. Muitos iam só para dar tchau para quem partia ( Era chique dar tchau para quem partia.) Bem, em resumo era isto...o trem fazia (e faz) parte de Londrina e de todo o norte do Paraná. JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO (ROLÂNDIA)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

TREM MARIA FUMAÇA EM LONDRINA

Eu amo Londrina... como amo também Rolândia e o norte do Paraná. Se tem uma pessoa bairrista esta pessoa sou eu. Aqui é um lugar de fartura, de gente trabalhadora e honesta. Quando viajo para fora do norte do Paraná logo sinto saudade da terra vermelha e das nossas paisagens repletas de soja, milho, feijão arroz e café.  Quando vou chegando, já sinto-me mais feliz ao contemplar as primeiras paisagens rurais. Mas, para comemorar os 80 anos de Londrina, vou falar porque amo Londrina. Quando pequeno meu saudoso pai levava eu, meus irmãos e minha mãe para passear uma vez por ano em Londrina. Sempre no Natal... Meu pai aproveitava para comprar com preços "mais em conta" os nossos presentes. Íamos de jipe 1951. Minha mãe, meu pai e minhas irmãs pequenas iam na frente... eu e meus 3 irmãs atrás na caçamba. Quando chegávamos na entrada da cidade meu pai  mostrava para nós uma indústria de verdade: a empresa Cacique de café solúvel... para nós era uma novidade... Rolândia nesta época só tinha um pequeno comercio e empresas de beneficiamento de café e duas serrarias. Ao entrarmos em Londrina em época de Natal ficávamos encantados com tudo: mais carros nas ruas... os luminosos...  as ruas enfeitadas com luzes piscando... muitas pessoas...  famílias inteiras andando na ruas... era o clima de natal nos anos 60... Não sabíamos para onde olhar. Tudo nos encantava... meu pai abria a porta traseira do jipe e aquilo para nós era melhor que cinema. Pena que eu não tinha filmadora na época.... Meu pai sempre estacionava o jipe ali na Av. Sergipe, perto da Rodoviária. Já era difícil conseguir vaga naquela época. Mas também todo mundo da região ia para Londrina para passear e comprar os presentes e roupas e sapatos para as crianças. Meu pai, e 90% da população, fazia as compras no "Armarinho Paulista" localizado quase que em frente a rodoviária da Sergipe. Lá encontrávamos quase tudo o que precisávamos. Minha mãe sofria muito dentro da loja. Tinha muita gente fazendo compras. Ela tinha muito medo de perder um dos filhos. Ela carregava a minha irmã Dolores no colo e eu e meus irmão tínhamos que ficar de mãos dadas para não nos perdemos no meio daquela multidão. Acontece que quando víamos os nossos brinquedos prediletos ficávamos excitados e ai largávamos as mãos e cada um ia para um canto. Nesta hora minha mãe aos gritos chamava os seus "pequeninhos" igual faz a galinha com os seus pintinhos.. Zé Carlos... Paulo... Pedro... Marquinhos... peguem nas mãos... venham aqui... dava bronca no meu saudoso pai: - José... você também não ajuda. Cadê o Zé Carlos?... teve um dia que a mocinha do microfone me localizou pelo alto falante... estava perdido e chorando e ouvi a moça falando assim: - Atenção Zé Carlos.. sua mãe está lhe esperando aqui no Caixa... Perguntei para alguém onde era o tal Caixa que na época não sabia o que era... chegando lá minha mãe chorando me abraçou e me entregou para o meu pai com a seguinte ordem: - Segura ele Zé e vê se não o perde mais... meu pai ficou tão contente por ter me encontrado que acabou me presenteando com um revólver de brinquedo da "Estrela", com o coldre, espoletas de tiras, estrela do xerife e balas de plástico. Era um dos meus sonhos. Fui crescendo e o meu amor por Londrina também... chegou a época do vestibular... prestei vestibular e passei para o curso de direito na UEL em 1975. Com o fechamento do cinema em Rolândia frequentava os cinemas de Londrina ... cine Vila Rica.. Ouro Verde.. agora mais recente os cinemas do Shopping Catuai. Casei e minha segunda filha nasceu no Hospital Evangélico.  Minha filha mais velha casou e o meu genro foi contratado para lecionar do Colégio Max e depois Sants James... sempre Londrina... Meu amor por Londrina é tão grande que um dos meus vídeos de maior sucesso no YouTube é o "Sete Locomotivas acelerando em Londrina". Falando em vídeos, para homenagear para sempre a minha querida Londrina gravei alguns filmes com o nome "Amo Londrina by Farina" onde me irmano com alguns londrinenses deixando mensagens eternas do nosso amor por esta cidade e região. Recentemente produzi um vídeo com o nome "Trem dos Pioneiros de Londrina" gravado na antiga estação onde entrevistei um pioneiro de 1937. Neste dia  deixei algumas lágrimas pela emoção ao imaginar os pioneiros chegando e começando do zero uma vida nova no meio da floresta virgem. Na hora da narração a voz embargou... enxuguei a lágrima e continuei... que lugar mágico aquela estação... aquele trem Maria Fumaça. Londrina deve tudo aos pioneiros, aos ingleses e ao Trem. Sou neto, com muito orgulho, de pioneiros, por parte de pai e de mãe. Meus avós estão sepultados em Rolândia. Terminando quero deixar mais uma vez vez gravado neste texto o meu amor e gratidão por esta região mágica em que nascemos, crescemos e queremos um dia ser sepultado. ( não estou com pressa)... Se alguém das atuais e futuras gerações lê-la e servir de exemplo e incentivo ficarei imensamente feliz. Mas digo que vale a penar morar aqui... trabalhar... viver... lutar e se preciso for morrer por Londrina e pelo Norte do Paraná.  JOSÉ CARLOS FARINA ( BLOG DO FARINA )

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

RELAÇÃO DOS VÍDEOS DE TRENS DE JOSÉ CARLOS FARINA ( ROLÂNDIA ) TREM FILMES NO YOUTUBE

1- FAROESTE; 2- NOTURNO; 3- SOB NUVENS ; 4- PRIMAVERA; 5- 6 LOCOMOTIVAS; 6- BIZZ; 7- PLASSER À NOITE; 8- FARINA CONDUZ; 9- CRUZAMENTO; 10- ENTARDECER;  11- SEM CONTROLE; 12- LONDRINA; 13- ALEMÃO; 14- MAKOSA; 15- DASH-9; 16- 8 LOCOMOTIVAS;. 17- HELICÓPTERO; 18- PLASSER NA ESTAÇÃO; 19- AO LONGE; 20- TREM BRANCO; 21- VELOZ 2; 22- PARTI AO MEIO; 23- DASH-9 NA ROÇA. 24- OS MENINOS; 25- MANOBRANDO; 26- FERRORAMA; 27- FOGO; 28- DE CIMA DO VAGÃO; 29- DASH-9 POR DENTRO; 30- ROLÂNDIA E O TREM; 31- FARINA E TREM DASH-9; 32- TREM X BIKE; 33- TREM AZUL; 34- ARAPONGAS À APUCARANA; 35- ROLÂNDIA À ARAPONGAS; 36- CAMINHÃO; 37- HELPER NO MEIO; 38- DASH-9 EM FUGA; 39- NOTURNO HD; 40- C-30; 41- NOITE COM CHUVA; 42- NOTURNO HD; 43- DISPARADA; 44- CINEMASCOPE; 45- PERSEGUIÇÃO ATÉ ARAPONGAS; 46- MARCHA À RÉ; 47- CICLOVIA ARAPONGAS; 48- PERSEGUIÇÃO DASH-9; 49- BOB; 50- U20 MAKOSA; 51- PERSEGUIÇÃO DASH-9; 52- NA CHUVA; 53- FUMAÇA; 54- RIVER; 55- VELOZ SPEED; 56- SERPENTE; 57- NOTURNO LONDRINA; 58- DOG; 59- OFICINA; 60- MORRETES; 61- SERRA DO MAR; 62- SERRA DO CADEADO; 63- MORRERES  À CURITIBA; 64- MORRETES; 65- MORRETES 2; 66- FLAMBOAINT;  67- NORTE DO PARANÁ; 68- JARDIM; 69- ELIFAS; 70- DASH NO JARDIM; 71- VELOZ; 72- JARDIM 3; 73- BR-369; 74- LAGO; 75- LIGEIRO; 76- DUO; 77- FERROVIA ABANDONADA; 78- REDE BAND; 79- DASH-9 NA RAMPA; 80- HISTÓRIA DE ROLÂNDIA; 81- VIADUTO; 82- COLORADO; 83- LOCOMOTIVA DASH-9; 84- DASH-9 ARRANCANDO; 85- TREM X CARRO. 86- DASH-9 FULL HD; 87- MODELO NOVO; 88- CARROÇA; 89- AZUL; 90- HORIZONTE; 91- LAGO 2; 92- SILENCIOSO; 93- CHUVA; 94- BRAZIL IL IL; 95- ESTAÇÃO. 96- DANGER; 97- PERSEGUIÇÃO À NOITE; 98- SURFISTA; 99- CARONA; 100- CURTO E ENFERRUJADO; 101- CRUZAMENTO COM TRÊS; 102- MAKOSA COMBOIO; 103- AZUL FULL; 104- MARCHA LENTA; 105- LONDRINA 3; 106- HOUNDUP; 107- PERSEGUIÇÃO COM CHUVA; 108- BRAZIL RAIN; 109- PERSEGUIÇÃO HD 3; 111- CHAMINÉ 2; 112- PERSEGUIÇÃO HD CHASE; 113- MACABRO. 114- ENTARDECER HD; 115- NOITE HD; 116- ELIFAS; 117- ELIFAS HD; 118- THE BEST; 119- FULL PARANÁ; 120- FULL BRAZIL; 121- NORTE DO PARANÁ; 122- SUNSET 4; 123- SPEEDING; 124- VELOZ COM CHUVA; 125- RAINBOW; 126- SELMI; 127- 2 LOCOMOTIVAS; 128- SUNSET 3; 129- MANOBRA; 130- HORSE; 131- FESTIVAL; 132- OLD WESTERN; 133- SUNSET MAKOSA; 134- GARDEN; 135- SCANIA; 136- HISTÓRICO; 137- CLOUDS NUVENS; 138- CRUZAMENTO ALTA DEFINIÇÃO; 139- MAIS BONITO DO BRASIL; 140- NOTURNO  G-22; 141- C-30; 142- DEVAGAR; 143- BRAZIL RAIN; 144- EMBAIXADA;  145- FIRE; 146- AMANHECER; 147- ANTIGO; 148- MARIA FUMAÇA; 149- BAURU; 150- MARIA FUMAÇA; 151- PINHEIRO; 152- TEXAS; 153- ANTIGO; 154- ENTARDECER; 155- DA MATA; 156- LOCOMOTIVA; 157- COUNTRY; 158- ESTAÇÃO. 159- PÁTIO; 160- COUNTRY 3; 161- CAIPIRA; 162- MARINGÁ; 163- VIADUTO ARAPONGAS; 164- BRAZIL THE RAIN; 165- IN BRAZIL; 166- LAGO;  167- GARDEN 2; 168- APUCARANA; 169- WESTERN; 170- COW BOY; 171- CAVALGADA;  172- TREM BALA; 173- SOUTH AMERICAN; 174- LAGO; 175- DUO; 176 - DUO HD. 177- HD FARINA; 178- FALHANDO; 179- 7  LOCOMOTIVAS ACELERANDO; 180- 7 LOCOMOTIVAS; 181- ARAPONGAS 4; 182- ARAPONGAS; 183- LONDRINA PÁTIO; 184- PLASSER; 185- RAMPA; 186- DORMENTES; 187- CORNÉLIO PROCÓPIO. 188- CORNÉLIO PROCÓPIO HD; 189- LONDRINA À MARINGÁ; 190- RAMPA 3; 191- RAMPA; 192- RAMPA HD; 193- RAMPA EM LONDRINA; 194- RAMPA EM ROLÂNDIA; 195- FERRORAMA; 196- CLAUDEMIR; 197- NOITE; 198- ESTAÇÃO; 199- WEAR; 200- SEM CONTROLE; 201- CORRIDA; 202- POR BAIXO; 203- RAPA; 204- RAMPA LONDRINA; 205- LONDRINA ESTAÇÃO; 206- LONDRINA; 207- MARINGÁ; 208- AVIÃO; 209- LIGEIRO; 210- EMBALADO; 211- ARAPONGAS; 212- CARONA. 213- CHUVA; 214- CHUVA; 215- ROÇA; 216- PÉ VERMELHO; 217- PÉ VERMELHO 2; 218- PÉ VERMELHO 3; 219-  PÉ VERMELHO 4; 220-  PÉ VERMELHO 5;  221- PÉ VERMELHO 6; 222-  PÉ VERMELHO 7; 223-  PÉ VERMELHO 8; 224- FARM ( FAZENDA); 225- CAMBÉ; 226- GIGANTE; 227- KANSAS; 228- NEVADA; 229- COUNTRY; 230- ARAPONGAS; 231- CAR 2; 232- EXPRESS; 233- BEAUTIFUL; 234- CICLOVIA; 235- CHUVA; 236- APUCARANA; 237- PARANÁ; 238- DRIVING TRAIN; 239- PARANÁ; 240- BRAZING; 241- CICLOVIA; 242- WELL FARGOS; 243- NORTE DO PARANÁ; 244- LONDRINA; 245- APUCARANA; 246- ULTRASSOM; 247- GREATEST BRAZIL; 248- ARAPONGAS; 249- NIGHT; 250- CROSSING; 251- PLASSER; 252- BRAZIL RURAL; 253- COUNTRY; 254- CITY GREEN; 255- ARAPONGAS; 256- MAINTENANCE; 257- FLYING; 258- ARAPONGAS;. 259- MAINTENANCE 2; 260- THE RAIN; 261- FOR CITY; 262- CITY GREEN; 263- 3 FOR 1; 264- IN THE  NIGHT;  265- MAD; 266- MAD 2; 267- FERRO; 268- SEE AND LISTEM; 269- BRAZILIAN  TRAIN; 270- MAINTENANCE; 271- CROSSING 3; 272- OUT CITY; 273- TREM THE BEST; 274- CITY ROLÂNDIA; 275- RIVER; 276- CAMBÉ; 277- LAGO; 278- CITY CAMBÉ; 279-  BIKE PIST; 280- CURRENCY. 281- JUNGLE; 282- CIGANO; 283- COUNTRY. 284- CHICKEN; 285- FARM; 286- STATION; 287- GUINDASTE; 288- NIGHT; 289- CABIN; 290- BRAZIL; 291- SÃO RAFAEL; 292- FOR BACK; 293- GARDEN; 294- GARDEN 2; 295- ALONE; 296- BRAZIL; 297- AVENTURA; 298- CORRENDO ATRÁS; 299- CROSSING NIGHT; 300- COFFEE; 301- ITÁLIA; 302- PARANÁ; 303- MANUTENÇÃO; 304- LIGEIRO; 305- TREM QUE APITA; 306- CARONA; 307- TREM LONGE; 308- PESCA; 309- TREM À TARDE; 310- ARAPONGAS; 311- TREM X CARRO; 312- ARAPONGAS; 313- CAIPIRA; 314- TREM EM FUGA; 315- CRUZAMENTO; 316- FLORES; 317- LONDRINA 2; 318- NOTURNO; 319- GIGANTE; 320- STATION. 321- STEEL; 322- GERMAIN; 323- SUNSET; 324- CAMBÉ; 325- CRUZAMENTO CHUVA; 326- ROLÂNDIA CITY; 327- SUNSET; 328- PASSANDO POR ROLÂNDIA; 329- MARINGÁ 2; 330- MARINGÁ 3; 331- IN THE RAIN; 332- ALVORECER; 333- LONDRINA; 334- STATION; 335- RAMPA LONDRINA; 336- UNO SOLITÁRIO; 337- SUNSET; 338- REBOQUE; 339- 5 LOCOMOTIVAS; 340- REDE FERROVIÁRIA; 341- FARINA; 342- ENFERRUJADO 2; 343- CRUZAMENTO NA CHUVA; 344- TREM X PLASSER; 345- PORTAL ALEMÃO; 346- TREM MAIS COMPRIDO DO PARANÁ; 347- TREM NOTURNO CRUZANDO; 348- TREM WESTERN PÉ VERMELHO; 349- TREM DASH-9 NO JARDIM 2; 350- TREM PERSEGUIÇÃO NOT.. 351- TREM ANTIGO CRUZANDO; 352- TREM BRANCO NO JARDIM. 353- TREM MAKOSA NO JARDIM; 354- TREM MACABRO 2; 355- TREM DA NOITE HD; 356- TREM RELÂMPAGO; 357- TREM BOM SÔ; 358-TREM GIRASSOL. 359- TREM DASH NO VELHO OESTE; 360- TREM PERSEGUIÇÃO; 361- TREM VELHO OESTE; 362- TREM FESTIVAL; 363- TREM LAGO X MOTO; 364- TREM DO FOGO 4; 365- TREM ESTRONDO; 366- TREM VELHO E NOVO; 367- TEM EM DESENHO; 368- TREM ANO NOVO; 369- TREM DA MATA 3; 370- TREM 8315 NA CHUVA; 371- TREM ACELERANDO; 372- TREM X MOTO 2; 373- TREM FUMAÇA NO LAGO; 374- TREM NA CHUVA CICLOVIA; 375- TREM PN 200; 376- TREM AZUL; 377-TREM EXPRESSO PARANÁ BRASIL; 378- TREM EXPRESSO NOTURNO; 379- TREM EMBRULHADO; 380- TREM TO THE OLD WEST; 381- TREM ESTAÇÃO DESERTA HD; 382- TREM FRIBOI 5; 383- TREM NO MEIO DA RUA; 384- TREM CORRIDA X CARRO; 385- TREM CURTO HD; 386- TREM DOMINGO DE MANHÃ; 387- TREM NO LAGO 3; 388- TREM EM ARAPONGAS BR-369; 389- TREM CRUZANDO  Á NOITE 4; 390- TREM MARCHA RÉ DE MOTO; 391- TREM PÉ VERMELHO-392; TREM PERIGOSO HD 393; PERSEGUIÇÃO AO TREM MAKOSA 394; 395-TREM OLHOS DE FOGO HD; 396-TREM DA PRIMAVERA HD; 397-TREM RELÂMPAGO 2; 398-TREM SILENCIOSO 2 HD; 399-TREM ROLÂNDIA PARANÁ BRASIL HD;  400-TREM BRASIL NA PRIMAVERA HD; 401-TREM, FROM LONDRINA 2 HD; 402- TREM NO PORTAL ROLÂNDIA COM CHUVA; 403-TREM E A ROTINA DE ROLÂNDIA 2 HD; 404-TREM COM CHUVA DO CARRO HD; 405- 3 TRENS EM ROLÂNDIA HD; 406- TREM CANON SX 170 HD. ATÉ 10/12/2014.

sábado, 28 de junho de 2014

TREM PÉ VERMELHO DEPENDE DE UMA NOVA LINHA FÉRREA


Não concordo com o estudo publicado na Folha de Londrina ( 23/04) feito pelo Laboratório de Transporte e Logística ( Lab Trasn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que apontou a possibilidade de que os futuros veículos leves sobre trilhos possam utilizar as atuais linhas férreas em uso para transporte de cargas. Com a autoridade de quem é o maior cinegrafista amador de vídeos sobre trens no norte do Paraná (Youtube)  digo que isso somente será possível em termos de trem turístico (onde não há pressa de chegar). É que mesmo com o atual sistema que permite o cruzamento de trens sem a necessidade de "virar a borboleta" os mesmos precisam esperar no local assinalado a chegado do outro. Eles nunca podem cruzar fora dos locais programados. Na operação de "cruzamento" de trens sempre demanda uma perda da tempo que o transporte com passageiros não aceita e não permite. Agora o problema mais grave é o da Estação de  Londrina que foi desativada na década de 80. Além da Estação de Londrina ter sido desativada a prefeitura utilizou o terreno da antiga RFFSA para a construção da Avenida Leste/Oeste. O atual pátio de manobras de Londrina fica nos fundos do Parque de Exposição Ney Braga, muito longe do centro da cidade. A maioria dos usuários do transporte coletivo das cidades vizinhas utilizariam mais deste transporte desde que pudessem parar próximo ao centro de Londrina, como acontece com os ônibus amarelinhos. Assim creio que para o transporte de pessoas com linhas regulares o trem pé vermelho só poderá dar certo desde que se construa uma nova linha férrea, nos moldes de um metrô de superfície. TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA

TREM PÉ VERMELHO DO NORTE DE PARANÁ - AGORA SAÍ?

SERÁ QUE SAÍ MESMO?



Este é um dos meus sonhos... eu que sou apaixonado por trens.... sou talvez o maior cinegrafista amador de trens do Paraná... mas penso que se um dia o governo resolver mesmo implantar o trem de passageiros na região deverá ser feito em duas linhas distintas. Uma de Londrina a Apucarana e outra de Apucarana a Maringá. Os interesses destas populações são bem distintos. E se for para um trem rápido teríamos que construir uma nova ferrovia passando "por fora" das cidades.... Se for usar o atual traçado será necessário a construção de dezenas e dezenas de trincheiras. É que não se admite uma ferrovia rápida tendo que diminuir a velocidade neste monte de passagem em nível que existem em Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Jandaia, mandaguarí, etc. Agora se for para apenas um trem turistico... tudo bem... JOSÉ CARLOS FARINA